Caminho de Navegação

Header - ANTIBIOTICOS

ANTIBIOTICOS - Banner 100

ANTIBIOTICOS - Contenido Transversal

  • O QUE SÃO ANTIBIÓTICOS?

    Os Antibióticos são medicamentos que destroem ou impedem a multiplicação de bactérias. É frequente dividir os antibióticos em bactericidas, que matam as bactérias, ou bacteriostáticos, que são os que apenas conseguem parar o seu crescimento, possibilitando que as defesas próprias do sistema imunológico controlem a infeção. Realça-se, no entanto, que os antibióticos são totalmente ineficazes contra os vírus. Da mesma forma que cada antibiótico só atua sobre um certo tipo de bactérias, deixando outras intactas.
    É por essa razão que só o médico deve escolher o antibiótico adequado aos sintomas e à gravidade da infeção.

  • ALGUMAS FORMAS DE PREVENÇÃO

    - Restrinja o uso de antibióticos apenas às situações em que são indicados pelo profissional de saúde

    - Deve ser escolhido o tipo de antibiótico mais apropriado para cada situação, e sempre mediante a indicação do profissional de saúde

    - Cumpra o tratamento indicado até ao fim

  • ACONSELHAMENTO/EDUCAÇÃO MÉDICA

    Os antibióticos são usados para curar infeções bacterianas. São ineficazes contra infeções virais. Se o seu médico lhe receitou antibióticos, necessita deles especificamente para a sua doença atual. Apesar dos antibióticos, algumas bactérias podem sobreviver ou crescer. Este fenómeno é chamado de resistência: alguns tratamentos com antibióticos tornam-se ineficazes.
    A utilização incorreta dos antibióticos aumenta a resistência. Pode mesmo ajudar as bactérias a tornarem-se resistentes e assim atrasar a sua cura ou diminuir a eficácia do antibiótico, caso não respeite as doses apropriadas, os horários adequados e a duração do tratamento apropriada.

    Consequentemente, para manter a eficácia deste medicamento:
    1 - Use os antibióticos apenas quando receitados.
    2 - Siga rigorosamente a prescrição.
    3 - Não reutilize um antibiótico sem receita médica, mesmo que pretenda tratar uma doença semelhante.
    4 - Nunca dê o seu antibiótico a outra pessoa; talvez não seja adequado para a doença dele/dela.
    5 - Após conclusão do tratamento, devolva todos os medicamentos não utilizados na sua farmácia para assegurar que serão eliminados corretamente.