“Nenhuma outra força será capaz de moldar o futuro da saúde económica, das finanças públicas e da política de um país, como a taxa irreversível sob a qual a população mundial envelhece.” Standard & Poor’s

“O contexto social, económico, e demográfico que conhecemos nas últimas largas décadas tem vindo a mudar. As perspetivas de evolução dos parâmetros demográficos para as décadas que se avizinham assim o indicam, uma vez que as taxas de natalidade têm apresentado uma tendência decrescente, ao mesmo tempo que a esperança média de vida tem vindo progressivamente a aumentar.

Face a esta conjuntura, torna-se cada vez mais evidente que as plataformas sociais de apoio à população necessitam de se reajustar a estes indicadores para manter a sustentabilidade dos serviços, ao mesmo tempo que conseguem suprir as necessidades que se propõem satisfazer.

Nesta perspetiva de reajuste gradual e global, o sistema de Saúde apresenta uma importância fulcral pela posição crítica que representa para a Sociedade. É neste âmbito que o papel da Farmácia tende a alterar-se, e a ganhar cada vez mais um papel de destaque como plataforma basilar, primária e de proximidade no apoio a uma população progressivamente mais envelhecida.

O que se mostra cada vez mais evidente é que a transformação da conjuntura económica, social, e demográfica dará origem a uma Sociedade progressivamente mais envelhecida, e que o papel da Farmácia nessa conjuntura tenderá a ser cada vez ainda mais ativo e próximo da População.

De forma transversal, a posição da Farmácia neste contexto tenderá a passar de “provedor de medicamentos” para passar a ser um “provedor de saúde” de génese global, capaz de promover e apoiar um envelhecimento da população mais ativo e saudável.” – João Paulo Nascimento, Diretor Geral da toLife, Produtos Farmacêuticos, S.A.

Consciente das alterações demográficas e sócio-económicas que se avizinham refletidas nas palavras do seu Diretor Geral, e consciente do seu papel no setor da Saúde como parceiro da Farmácia para a prestação de mais e melhor serviço à Comunidade, a toLife, em parceria com a Universidade Lusíada, lança a I Edição da Pós-Graduação em Gerontologia.

“Sentimos a necessidade de apoiar a Farmácia a perceber melhor este contexto, e consequentemente a preparar-se cada vez mais para cuidar de uma População em progressivo envelhecimento. No final da Pós-Graduação, queremos que os farmacêuticos consigam reforçar os seus conhecimentos sobre os diferentes aspetos do envelhecimento, reforcem quais os principais problemas com que se depara a população sénior, e tomem conhecimento de diferentes estratégias e respostas ao nível físico, psicológico, relacional, e social para uma atuação eficaz no cuidado aos utentes idosos e aos seus cuidadores informais.” Disse Marta Jaime, Diretora de Marketing da toLife.

A I edição da Pós-Graduação em Gerontologia terá lugar na Universidade Lusíada de Lisboa entre março e junho, estando também planeada um edição no Porto durante o ano de 2018.